Implantodontia: Para devolver os dentes perdidos, seja por queda ou extração, o cirurgião-dentista pode recorrer aos implantes. Eles são pinos de titânio implantados cirurgicamente na região do maxilar ou da mandíbula para substituir as raízes dos dentes que foram perdidos. Posteriormente, uma prótese é aplicada sobre essa estrutura. O material utilizado (titânio) é biocompatível, portanto é considerado muito seguro e tem um baixíssimo nível de rejeição pelo corpo.
Endodontia: Esta área da odontologia cuida da região interna, por isso “endo”, do dente. Ou seja, trata as lesões na raiz e polpa dentárias. Você provavelmente já a conhece como tratamento de canal, o nome que é mais usado popularmente. No procedimento, o profissional remove a parte afetada —que pode estar inflamada, infectada ou até mesmo morta— e depois preenche o canal com obturação para proteger a abertura feita pela lesão.
Extração: Em alguns casos, se o dente estiver muito afetado ou se o profissional avaliar necessário, a extração dental pode ser um dos processos na reabilitação oral.
Limpeza: Essencial para manter a saúde bucal, a limpeza é um procedimento que deve ser realizado diversas vezes durante a vida de qualquer pessoa. Ela permite a remoção de placa bacteriana e tártaro por meio da raspagem dos dentes. É um procedimento comum em diferentes tipos de tratamento.
Facetas: São lâminas de resina fotopolimerizável feitas diretamente na boca. Elas são colocadas com cimento por cima da superfície do dente para reparar a estética e problemas físicos. É necessário um certo desgaste dos dentes, avaliado e realizado com cautela pelo dentista, para sua aplicação. As facetas são indicadas para pessoas que queiram um sorriso mais bonito e possuam a cor dos dentes muito alterada e escurecida.
Lentes de contato dentais: Os laminados cerâmicos ou “lentes de contato dentais” são feitos de e-max, um tipo especial de porcelana constituído de dissilicato de lítio, e surgem como uma evolução das facetas. O material permite estruturas mais finas sem perder a resistência, chegando a ter 0,3 mm de espessura. Dessa forma, o desgaste dos dentes é bem menor. Há certos casos, no entanto, em que a aplicação das facetas é mais indicada, por conta da condição já muito afetada dos dentes.
Clareamento dental: É um procedimento aconselhado a pessoas que desejam um sorriso mais branco e livre de manchas. Ele consiste na aplicação de gel à base de peróxido de hidrogênio, o qual é capaz de quebrar as moléculas pigmentadas presentes nos dentes. Com isso, elas se dissociam em moléculas menores e resultam em um sorriso mais claro.