Bruxismo de vigília: fique atento!

Hoje, vamos conversar um pouco sobre bruxismo de vigília. Se vocês acompanham meu conteúdo por aqui, sabem que eu levo o assunto a sério. Se você está chegando agora ou não se lembra, vou te ajudar.

Bruxismo diurno: o que você precisa saber para manter sua boca saudável.

O bruxismo, de forma geral, é o ato repetido de ranger os dentes involuntariamente durante o sono. O paciente também acaba tensionando os músculos da mandíbula por longos períodos, forçando um contato maior entre os dentes.

Mas então, o que é bruxismo de vigília

Agora que você sabe o que é o bruxismo, fica mais fácil entender. O bruxismo de vigília (ou briquismo) e o apertamento dos dentes e da mandíbula durante o dia (por isso o termo “vigília”), que acontece sem que a pessoa perceba.

Assim, ele pode ser causado por uma evolução de quadros comuns sem tratamento, por situações fortemente estressantes e até mesmo pelo uso de medicamentos, como os usados para controle de problemas motores e ansiedade.

Como se trata de uma condição diurna, o briquismo sofre mais impactos da condição emocional do paciente. Ou seja, quanto mais estímulos estressantes, mais o quadro é agravado.

Fatores que podem resultar na condição

Como uma área de estudos recente, não há consenso sobre sua origem direta. Muitos associam o surgimento do bruxismo de vigília com fatores psicológicos, o que torna o estresse emocional causa e efeito dele.

Além disso, a ingestão de substâncias estimulantes em grandes quantidades pode ser um dos fatores a desencadear o briquismo. Por isso, se você é daqueles que não larga o café, está na hora de repensar os hábitos.

Ainda existem outros fatores ligados ao surgimento da condição. Fique atento na lista abaixo e evite hábitos que podem trazer o bruxismo para sua vida:

• Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Uso de medicamentos com dosagens altas
  • Idade
  • Má oclusão

Riscos

Uma das principais reclamações dos pacientes, mesmo antes de descobrir que sofrem bruxismo diurno, é dor muscular na região da boca. Mas existem consequências ainda mais danosas à sua saúde e seu sorriso.

Além das dores faciais, pode ocorrer aumento da sensibilidade dentária do paciente. Outro sintoma comum é a deterioração do esmalte dental, que expõe camadas internas dos dentes, facilitando o surgimento de fraturas, cáries e até mesmo lascas.

O bruxismo de vigília também pode causar mau funcionamento na articulação temporomandibular (a famosa ATM), causando dificuldades para a mastigação, o que tem implicações sérias.

Alguns sintomas mais graves, são gerados pelo prolongamento e gravidade da situação. Entre eles, podemos destacar transtornos alimentares, sensações de frio ou calor excessivo nos dentes e até mesmo depressão.

Como identificar o bruxismo de vigília?

Depois de entender um pouco sobre a condição, ficou mais fácil entender como identificar, né? A dica principal é ter atenção ao apertamento dos dentes. Se sentir que seus músculos faciais estão tensos demais ou doloridos, também pode ser um sinal de bruxismo.

Quando apresentar mais de um ou dois dos sintomas que comentamos logo acima, você deve procurar um profissional capacitado e solicitar o diagnóstico, para assim iniciar o tratamento. Se você procurar ajuda logo nos primeiros sintomas, os riscos à sua saúde bucal ficam bem menores!

Como é o tratamento do bruxismo de vigília

Infelizmente, o bruxismo não tem cura, e o mesmo vale para sua forma diurna. No entanto, o tratamento pode controlar a condição e evitar os sintomas.

No caso dos dentistas, o tratamento começa com uma avaliação, onde seu caso vai ser analisado pelo profissional. Após isso, os próximos passos dão início ao tratamento.

O mais comum é o uso de uma placa para bruxismo, que é utilizada na boca do paciente e atua relaxando a musculatura facial e evitando o contato entre os dentes de forma confortável.

Seu dentista também pode indicar procedimentos de reabilitação oral, para reparar os danos causados pelo bruxismo antes do tratamento.

No entanto, o tratamento vai além dos consultórios odontológicos. Como o briquismo sofre muitos impactos da condição emocional do paciente, o acompanhamento psicológico é uma indicação comum. Além disso, otorrinolaringologistas também podem fornecer apoio essencial ao paciente.

Quer saber mais sobre bruxismo e como a odontologia auxilia no controle? Temos um artigo para você, que comenta o papel da odontologia no processo de tratamento.

Clique aqui e confira!

Responsável técnico

Dra. Héllen Rosalee Sathler Vidal Guedes

Cirurgiã-dentista

CRO-RJ 19567

Siga nossas redes sociais

Get Product Sample & Free Consultation With Our Experts

Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.