As próteses dentárias são elementos feitos de diferentes materiais, escolhidos de acordo com a indicação, para repor dentes perdidos. A estrutura dentária pode ter sido afetada por acidentes ou doenças como a periodontite.
Ao colocar essas “pecinhas” na boca do paciente, o dentista não só garante uma boa aparência ao sorriso como também restabelece a função mastigatória dos dentes. Por isso, o processo protético é também um procedimento que pode fazer parte de um tratamento de Reabilitação Oral.
Saiba mais no nosso artigo 5 procedimentos da Reabilitação Oral para restaurar o sorriso e a saúde bucal
Há muitos tipos de próteses dentárias, colocadas sobre implantes ou não, fixas e removíveis.
A indicação parte sempre do especialista, que avalia o caso e encaminha o paciente aos procedimentos necessários para a solução escolhida.
Se você quer saber quais opções protéticas são possíveis, acompanhe abaixo a lista explicativa que preparamos com cada tipo de prótese dentária.
Mas, antes de mais nada, veja a diferença entre os implantes e as próteses para evitar confusões durante a leitura do conteúdo.
Qual é a diferença entre implante e prótese dentária?
Para explicar logo essa dúvida que muitos têm, apesar do implante e a prótese terem o mesmo objetivo, tratam-se de procedimentos diferentes.
É até melhor dizer que os dois trabalham em conjunto. Enquanto o implante substitui a raiz dentária com pinos de titânio, a prótese é o elemento que será colocado em cima para, de fato, repor os dentes perdidos.
Isso não significa que, se você colocar as próteses dentárias, deverá também passar pela cirurgia de implantes. A implantodontia é usada apenas em casos de dentes muito prejudicados ou já perdidos, junto ao comprometimento das raízes dentárias.
Há alguns tipos de próteses em que os elementos são colocados sem a necessidade dos implantes, como veremos a seguir.
Próteses fixas sobre dentes
Esse tipo de prótese precisa de elementos dentários ainda preservados para se fixar na boca.
As próteses fixas sobre dentes se dividem em:
- Fixa unitária: Prende-se à raiz de um só dente. Por exemplo, a coroa de porcelana, que é uma estrutura usada para substituir uma parte do dente que foi perdida.
- Fixa múltipla: Precisa de duas ou mais raízes dentárias para se prender e são unidas entre si. Normalmente, é usada para substituir alguns dentes perdidos. Por exemplo, temos a ponte fixa em porcelana.
Próteses dentárias fixas sobre implantes
Também existem as próteses fixas sobre implantes. Primeiramente é feito o processo de implantodontia e depois as próteses dentárias são fixadas sobre os pinos de titânio que substituíram as raízes dos dentes.
Neste grupo, temos duas aplicações:
- Fixa unitária sobre implante: Coroa unitária colocada ou parafusada sobre o implante intraósseo.
- Fixas múltiplas sobre implantes: Pontes fixas que substituem vários dentes perdidos que são coladas ou parafusadas sobre implantes e unidas entre si.
Próteses dentárias removíveis
Ao contrário dos dois tipos de próteses dentárias que apresentamos, as próteses removíveis podem ser retiradas pelos pacientes, e não só pelo dentista. Inclusive, é necessário removê-las da boca para fazer sua higienização.
Confira as duas possibilidades que existem:
- Prótese total (dentadura): É usada para substituir todos os elementos dentários em uma prótese só. Ela é feita em acrílico e é apoiada em tecido gengival.
- Prótese removível com grampos: É utilizada para substituir alguns elementos dentários ausentes e possui barras metálicas que unem as estruturas que irão substituir os dentes. Por exemplo, se você tiver perdido dois dentes de um lado da boca e um do outro. Também possui grampos metálicos responsáveis por fixar a prótese dentária na cavidade oral. Sua estrutura recria não só os dentes como também a gengiva. Um exemplo conhecido é o roach.
Dentaduras sobre implantes
As dentaduras são encaixadas diretamente na região da gengiva e às vezes a fixação da peça pode ser afetada.
Dessa forma, para dar maior estabilidade e solucionar problemas de gengivas já muito profundas (ocasionadas com o passar do tempo sem os dentes), foram criadas as dentaduras sobre implantes.
Há duas diferentes técnicas de próteses dentárias nesse grupo, uma removível e outra fixa. Veja a seguir:
- Protocolo Branemark: Todos os dentes colocados numa barra metálica ou fixados em porcelana e presos em 4 a 6 implantes. Essa técnica recria também a região gengival e a prótese dentária permanece fixa na boca do paciente.
- Overdenture: Todos os dentes montados também sobre uma barra metálica, porém encaixados em diversos tipos de botões presentes na gengiva. Os botões podem ser desencaixados, portanto o overdenture é removível.
Em conclusão, podemos afirmar que há diversas opções para a reposição de dentes que se adequam a diferentes casos. É necessário ter em mente que cada tipo foi pensado para solucionar problemas com o passar dos anos e que hoje já temos técnicas para próteses dentárias muito avançadas.
Se você se incomoda com algum elemento dentário faltando em sua boca, procure um cirurgião-dentista para te auxiliar. A falta dos dentes não é só uma questão de beleza e tenha certeza de que você encontrará uma opção eficiente, confortável e que atenda às suas necessidades.