A ozonioterapia é utiliizada internacionalmente por países como Alemanha, Itália e Espanha. É uma técnica reconhecida pelo seu poder contra a ação de bactérias, vírus e fungos, além de ser um estimulante da resposta imunológica do organismo.
Seu uso na Odontologia é indiscutivelmente eficaz e benéfico para a saúde bucal. A prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da resolução nº 166/2015, que especifica todas as obrigatoriedades e orientações aos cirurgiões-dentistas. Portanto, o procedimento é totalmente seguro, quando feito por profissionais qualificados e seguindo os protocolos estabelecidos.
Para a Medicina, no entanto, a ozonioterapia ainda não é autorizada para as diversas vias de aplicação que tratariam doenças de diferentes tipos e áreas do corpo como o câncer e a pneumonia. Mas os avanços em pesquisa têm mostrado que em breve teremos maior espaço para a técnica também em outras áreas da saúde.
Conheça agora como a ozonioterapia é aplicada na Odontologia.
Para que serve a ozonioterapia odontológica
A ozonioterapia tem como principal função a elevada ação antisséptica. Ou seja, é ótima para tratar infecções e inflamações na boca eliminando agentes como bactérias, fungos e vírus. Além disso, tem alta capacidade oxidativa, o que estimula a ação imunológica e contribui para o reparo da saúde bucal.
Seu poder bactericida é tão relevante que o ozônio pode ser usado até na higienização de equipamentos de um consultório. Nossa equipe o utiliza como componente adicional com esse propósito, por exemplo.
É preparado um kit de proteção trocado a cada paciente. Esse material é tratado com gás de ozônio na potência máxima, tornando-o muito higienizado e limpo. A medida é extremamente bem-vinda, ainda mais após a determinação de maiores cuidados com a pandemia do novo coronavírus.
Dessa forma, a ozonioterapia é considerada uma técnica integrativa pelos profissionais da Odontologia. É possível usar o procedimento isoladamente, de maneira complementar a outros tratamentos ou fora das consultas, como acabamos de observar.
Como funciona a ozonioterapia odontológica
O ozônio medicinal é composto por uma mistura de gás oxigênio, podendo ser aplicada com água, óleo ou apenas com esses dois componentes principais através de um aparelho específico.
A combinação é feita para que não haja riscos ao paciente, já que o ozônio é um gás altamente instável e nocivo, quando inalado. Porém, a partir da adaptação, pode ser aplicado diretamente na boca de forma a possibilitar seus benefícios com total segurança.
Veremos melhor essas aplicações a seguir.
Aparelho gerador de ozônio
Para ter uma noção mais prática, resolvemos apresentar as aplicações da ozonioterapia classificando-as em suas principais combinações. A primeira é o gerador de ozônio, um aparelho desenvolvido para uso em consultório odontológico, administrado pelo cirurgião-dentista.
O gerador de ozônio é graduado em várias potências. Ele pode ser utilizado em baixa concentração como bioestimulador de substâncias para combater as infecções e inflamações ou em doses mais altas para problemas maiores causados por grande formações de bactérias, por exemplo.
É muito usado em situações como:
- Pré e pós-cirúrgico
- Pós-preparo cavitário (procedimento biomecânico que trata a cárie e outras lesões para que o dente receba a restauração)
- Parestesias (perda de sensibilidade de áreas da boca como a língua e os lábios por conta de algum dano em um dado nervo, o que pode ter sido causado por anestesias, por exemplo)
- Irrigação em tratamento de canais e após o processo
Óleo ozonizado
O óleo ozonizado é mais indicado para o tratamento local de feridas. Sua aplicação garante maior aderência aos machucados e faz com que a ação antisséptica do ozônio esteja mais que garantida.
O óleo é o popular azeite de oliva. O dentista habilitado em ozonioterapia faz a indicação correta de acordo com o caso, avaliando a lesão gerada. Ele é colocado sobre a mucosa oral (revestimento das cavidades úmidas da boca) em lesões e aftas, atuando como anti-inflamatório e cicatrizante.
Água ozonizada
Como já apresentado aqui, o uso do ozônio em um consultório não se restringe apenas à cavidade bucal. Com a aplicação via água ozonizada não é diferente.
A água pode ser usada no reservatório da cadeira odontológica, como é feito na Clínica Héllen Guedes. A substância passa por todas as mangueiras, o que garante forte ação bactericida e bacteriostática. A primeira é responsável por eliminar as bactérias, enquanto a segunda inibe seu crescimento impedindo a proliferação.
Ao ser irrigada sobre os dentes e estruturais bucais dos pacientes, a água ozonizada cumpre esses mesmos papéis. Assim, é uma ótima alternativa para prevenção e manutenção da saúde bucal.
Até aqui você viu como a ozonioterapia é uma técnica que pode ser aplicada em diversos tratamentos, que inclusive não se restringem apenas aos exemplos que trouxemos.
Continue acompanhando nosso conteúdo e, se estiver interessado em uma nova aparência para seu sorriso, conheça também os procedimentos da estética odontológica. No artigo Lente de contato dental e faceta – Como funcionam e diferenças explicamos sobre essas famosas técnicas capazes de revitalizar totalmente a aparência dos dentes.