A harmonização facial, também chamada de harmonização orofacial, é um conjunto de procedimentos estéticos que buscam dar maior harmonia entre as partes do rosto e proporcionar um rejuvenescimento facial. É um método que vem ganhando espaço por ter a capacidade de corrigir diversas regiões sem a necessidade de cortes, na maioria dos casos. Em outras palavras, podem até existir algumas raras técnicas que sejam cirúrgicas como a bichectomia, mas em geral a harmonização facial é considerada um procedimento não cirúrgico.
Dessa maneira, mesmo sendo menos invasiva que as cirurgias plásticas, a harmonização facial pode proporcionar:
- Arqueamento das sobrancelhas
- Diminuição de papadas
- Correção de olheiras
- Redução de marcas de expressão e rugas
- Aumento e definição do contorno dos lábios
- Diminuição da gengiva (quando aparece demais ao sorrir)
- Definição de mandíbula
- Alterações mais sutis no nariz
- Aumento ou diminuição do queixo e testa
- Pele mais hidratada, atraindo moléculas de água e colágeno
É importante observar que a harmonização facial é um procedimento que busca sua eficácia através da proporção. Ao aumentar uma região, ela pode diminuir outra ou dar maior destaque a traços que já agradavam o paciente, por exemplo. Afinal, seu diferencial é justamente reunir essas correções em uma análise geral que busca dar equilíbrio à estética do rosto.
Como resultado, ela deve ser feita de forma personalizada. O profissional precisa avaliar as regiões para saber quais procedimentos serão necessários, juntamente aos desejos e queixas do paciente. Porém, existem algumas técnicas mais comuns.
Quais procedimentos são feitos na Harmonização Facial?
Ácido hialurônico: Esse componente é o mais utilizado para realizar preenchimentos faciais. Sua aplicação corrige rugas e marcas de expressão, aumenta o volume das maçãs do rosto, queixo e lábios, bem como preenche olheiras mais profundas. O ácido também pode ser usado na biomodelação nasal, que disfarça ossos mais aparentes e proporciona a percepção de um nariz mais fino, e na biomodelação malar, que corrige a depressão formada pela proeminência do malar (maçã do rosto) e da mandíbula, proporcionando um efeito blush.
Toxina botulínica: É a substância utilizada na aplicação de botox. Ela proporciona o relaxamento do músculo, prevenindo e tratando a formação de rugas e linhas de expressão. É indicada para correção desses componentes na região da testa, entre as sobrancelhas e para os famosos “pés de galinha”. É usada também para o levantamento ou ajuste do ângulos das sobrancelhas e na correção do sorriso gengival.
Essas são as duas técnicas mais usadas na harmonização orofacial, mas dependendo do que for desejado e necessário, podem ser utilizados ainda:
- Radiofrequência
- Laserterapia
- MMP Facial – Microinfusão de Medicamentos na Pele
- Bioestimulação de colágeno
- Peeling
- Bichectomia
- Lifting
Qual é o tempo de recuperação e duração da Harmonização Facial?
Alguns resultados surgem logo após a aplicação e outros se revelam ou se acentuam nos dias seguintes. Da mesma forma, a recuperação é muito rápida e não é preciso tirar um tempo fora do trabalho, por exemplo. Pode ocorrer vermelhidão, inchaço ou o aparecimento de pequenos hematomas, mas normalmente desaparecem em 4 dias.
Outro ponto interessante é que até mesmo seu tempo de duração é visto muitas vezes como uma vantagem. A harmonização facial não é definitiva. É difícil estabelecer um período certo para sua durabilidade porque depende de quais técnicas e materiais serão usados. Mas, em média, seus efeitos têm duração de 8 meses a 1 ano e meio.
Quais profissionais podem realizar a Harmonização Orofacial?
O procedimento começou a ser difundido mais pelos cirurgiões-plásticos, por ter ligação direta com a área. Dermatologistas também são capacitados a realizar o método em seus pacientes.
Posteriormente, a harmonização orofacial foi reconhecida como uma especialidade odontológica e cirurgiões-dentistas passaram a poder desenvolver o método, a partir da resolução CFO-198/2019.
Dentistas possuem altíssimo conhecimento da região de cabeça e pescoço, ainda mais por trabalharem com infiltrações em tecidos desde o começo da profissão. Porém, é importante ter em mente que nem todos eles são cirurgiões, apenas estes estão aptos a fazer uso da harmonização facial. É necessário ainda ter especialização na área, seguindo uma lista de disciplinas obrigatórias e carga horária mínima de 500 horas, de acordo com a resolução.
Para quem a Harmonização Facial é indicada?
Por mais que seja um procedimento muito citado para tratar o envelhecimento facial, ela é indicada também a pessoas mais jovens (homens e mulheres) que queiram alinhar os ângulos de seu rosto ou corrigir incômodos pessoais.
Existem algumas situações que impedem a aplicação da harmonização facial. As contraindicações são as seguintes:
- Doenças autoimunes
- Pessoas que tomaram vacina antitetânica há menos de 6 meses (em caso de uso da toxina botulínica, pois inibe seu efeito)
- Mulheres grávidas ou amamentando
Diabéticos e hipertensos podem fazer a harmonização orofacial, desde que estejam com a doença controlada.
E se eu me arrepender da Harmonização Facial, tem como reverter o procedimento?
Como já dito, o procedimento não é definitivo, então sempre existe essa possibilidade de poder voltar ao que era antes depois de algum tempo. Recomenda-se a aplicação de pouca toxica botulínica para que não ocorram exageros e possíveis descontentamentos, já que depois de aplicada, a substância não pode ser revertida a curto prazo.
Por outro lado, o ácido hialurônico possui um antídoto, que é a hialuronidase, um elemento injetável capaz de dissolver o ácido no organismo. A única contraindicação para seu uso é destinada a pessoas que têm alergia a picadas de abelhas.
Em síntese, a harmonização facial é um procedimento personalizado em estética e, apesar de termos informações sobre sua aplicação, as técnicas, tempo de duração e resultados sempre irão variar de acordo com cada caso. Logo, consulte um profissional para ter informações adequadas ao perfil do seu rosto.
Ainda tem dúvidas sobre a harmonização facial? Nos mande uma mensagem ou escreva um comentário que podemos te ajudar!
Leia também: Ronco – quando devo me preocupar?