fbpx

Bruxismo – Como o dentista pode te ajudar

Mulher rangendo os dentes aparentando dor, caracterizando o distúrbio de bruxismo.

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes (parecido com a mastigação) ou pela pressão dentária, manifestando-se de maneira semi ou totalmente involuntária. Ele afeta pessoas de todas as idades e tem consequências diretas na saúde bucal, podendo ser um problema diurno ou noturno. Por conta disso, um cirurgião-dentista especializado na Odontologia do Sono é capaz de auxiliar no quadro.

Quais são os tipos de bruxismo?

Quando acontece enquanto a pessoa está acordada, também pode ser chamado de briquismo. Nesses casos, a disfunção gera o apertamento entre os dentes e normalmente está associada a problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, ou motores, como Parkinson e paralisia cerebral.

No bruxismo noturno, o que ocorre é um ranger entre os dentes enquanto a pessoa está dormindo, ou seja, é de modo inconsciente. Como não se tem controle sobre a ação, os profissionais utilizam uma placa de mordida, que veremos mais adiante, para conter a pressão exercida.

Em ambos os casos não há possibilidades de cura. Como alerta a Associação Brasileira de Odontologia do Sono em artigo sobre o bruxismo, os medicamentos, que eventualmente reduzem a incidência da doença, “não têm comprovação científica que justifique seu uso a longo prazo”.

O que temos são tratamentos multidisciplinares e intervenções intraorais que fazem com que a pessoa conviva melhor com o problema, além de bloquear os possíveis danos à estrutura dos dentes. Vejamos como isso funciona!

Primeiros passos para tratar o bruxismo

O dentista fará uma avaliação intraoral para detectar os danos causados, como esmalte desgastado e dentes fraturados, buscando identificar o grau de bruxismo.

A anamnese vai ajudar nisso também. Funciona como se fosse uma entrevista na qual o profissional faz perguntas sobre seus hábitos e sensações, tendo como objetivo encontrar sinais que esclareçam melhor a situação investigada.

Se possível, repasse ao dentista se o problema é diurno ou noturno, identificando o tipo de bruxismo. Pode ser difícil, pois não se tem consciência do ato quando ele acontece durante a noite. Pergunte a seu(a) parceiro(a) ou para alguma pessoa que durma próximo a você. Com o briquismo já é um pouco mais fácil. Tente observar com maior atenção seu comportamento e veja se em algum momento sua mandíbula parece travar. É normal que surjam dores ou desconfortos já na hora.

Depois, é interessante que já tenha percebido as consequências que a disfunção lhe trouxe ou ainda traz, com destaque para aquelas que não podem ser identificadas pelo dentista. Para te ajudar, fizemos uma lista com os principais sinais causados:

  • Dor facial
  • Desconforto muscular, principalmente ao morder
  • Dor de cabeça, principalmente ao acordar
  • Desgaste ou fratura dos dentes
  • Danos à gengiva
  • Sensibilidade dentária
  • Entortamento dos dentes
  • Deslocamento da mandíbula
Restaurações odontológicas

Como visto logo acima, o bruxismo pode alterar a saúde bucal de diferentes formas. Problemas periodontais (na gengiva), elementos quebrados ou desgastados, surgimento de sensibilidade pela perda do esmalte ou por conta de fissuras nos dentes são alguns deles. Desse modo, é possível tratar esses problemas para melhorar a qualidade de vida e deixar tudo certo antes de introduzir o uso do aparelho.

Dentista mostra molde dentário para paciente para falar das restaurações que melhoram a oclusão no tratamento contra bruxismo.

Mas, ainda há aquelas restaurações que precisam ser feitas por estarem relacionadas com a causa da disfunção. A mais comum é a correção de oclusão, ou seja, a maneira como você encosta seus dentes.

Podem existir restaurações já feitas que estejam mais baixas do que o restante dos dentes e elementos faltando, por exemplo, que influenciam no funcionamento da sua boca.

Placa de bruxismo

Após entender o caso, o dentista pode confeccionar um aparelho intraoral para bruxismo, que é uma placa miorrelaxante removível, para o paciente utilizar. Ela é feita sob medida, envolvendo cada espaço em volta dos dentes para que a pressão exercida entre a estrutura superior e inferior seja contida.

A placa não causa incômodo. Seu intuito é justamente o contrário: oferecer maior conforto ao paciente enquanto também protege seus dentes. Ela é capaz ainda de inibir as dores de cabeça e nas articulações, pois tem a função de relaxar a musculatura da face.

Seu uso é diário e recomenda-se a troca do aparelho a cada 2 anos, no máximo, mantendo uma higiene adequada.

Tratamento multidisciplinar: quais outros profissionais podem ajudar a controlar o bruxismo?

Alguns outros profissionais podem ser necessários para cuidar do bruxismo, a depender principalmente de sua causa. Quando há problemas emocionais envolvidos, por exemplo, o cirurgião-dentista indicará um acompanhamento psicológico.

Isso tornará o tratamento mais efetivo porque, ao aprender a lidar com o estresse e a ansiedade em seu dia a dia, o paciente controlará as alterações nervosas que estavam causando a pressão entre seus dentes. Práticas alternativas como a meditação também podem ser boas aliadas.

Além dos psicólogos, pediatras, psiquiatras e otorrinolaringologistas também podem ser indicados para formar um tratamento completo. Alguns estudos têm mostrado uma estreita relação entre o bruxismo e algumas outras doenças, como as desordens respiratórias e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Se você também sofre com intensos ruídos enquanto dorme, confira nosso artigo Ronco: quando devo me preocupar.

Para revisar o que falamos sobre bruxismo e entender mais sobre o assunto, confira o vídeo da Dra. Héllen Guedes apresentando as queixas comuns de seus pacientes e as práticas que adota para combater o problema.

Responsável técnico

Dra. Héllen Rosalee Sathler Vidal Guedes

Cirurgiã-dentista

CRO-RJ 19567

Siga nossas redes sociais

Get Product Sample & Free Consultation With Our Experts

Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.