fbpx

Escovar os dentes corretamente: 6 dicas para escolher sua pasta e escova

Pasta de dente sendo colocada na escova para escovar os dentes

Se você tem o costume de escovar os dentes com qualquer escova e creme dentais, saiba que na odontologia essa prática é considerada um grande erro. Isso porque nossas arcadas variam de tamanho, sem contar que nossos dentes e até a gengiva podem apresentar problemas específicos que nos levam à necessidade de produtos adequados para cada pessoa.

O exemplo mais comum é a sensibilidade. Afinal, basta perguntar a uma pessoa que antes usava um creme dental qualquer para escovar os dentes e depois passou a utilizar um modelo adaptado para tratar a sensibilidade, que confirmaremos nossa hipótese.

Acontece que existem muitos outros problemas possíveis. Esses pontos são mais normais do que parecem, quase todo mundo tem uma característica marcante para sua saúde bucal. Por isso, neste artigo traremos 6 dicas para te ajudar a escovar os dentes com a pasta e a escova de dentes adequadas. Também citaremos alguns outros bons colaboradores para sua escovação.

Lembre-se que nenhum conteúdo substitui a avaliação de um(a) dentista, já que ele(a) é capaz de avaliar um caso personalizadamente. Essas indicações servem para informar e difundir os cuidados com a saúde bucal, no intuito de alertá-los com informações que poderiam ser desconhecidas.

Como escolher a escova certa para escovar os dentes

  • Dica 1

Arcada dentária pequena: Se o paciente com a arcada dentária pequena usar uma escova larga, ela não caberá em sua boca. Aqueles modelos com hastes de borracha, cerdas maiores e menores, por exemplo, não serão o ideal. Eles não permitem uma limpeza completa e ainda há o risco de machucar os tecidos moles da boca como a gengiva, a língua e a superfície das bochechas.

  • Dica 2

Arcada dentária larga: O contrário também acontece. Dessa forma, se a pessoa possuir uma arcada dentária larga e usar uma escova pequena, não terá uma boa higienização bucal da mesma maneira. O objeto não será suficiente para limpar todas as partes de sua boca, por exemplo.

O que usar para ajudar na escovação
  • Dica 3

Escovas elétricas: Além de identificar o tipo de arcada, devemos nos atentar da mesma forma à habilidade do paciente. Alguns podem precisar dos modelos elétricos para escovar os dentes, indicados para os portadores de baixa destreza manual.

Algumas pessoas com baixa destreza manual podem optar pelo uso das escovas elétricas para escovar os dentes
  • Dica 4

Irrigadores orais: Também são colaboradores igualmente importantes para quem busca escovar os dentes adequadamente. Eles funcionam como um fio dental de água, removem partículas maiores de comida e ainda estimulam as gengivas. São destinados principalmente para os portadores de implantes e próteses fixas.

Como escolher a pasta de dente certa

  • Dica 5

Hipersensibilidade dentinária: Se você possui hipersensibilidade dentinária, conhecida popularmente como sensibilidade, não poderá utilizar creme dental whitening em uso contínuo para escovar seus dentes. Em síntese, esse tipo de produto estimula o branqueamento, o que pode afetar seu esmalte, a primeira camada de proteção dentária. Pessoas com sensibilidade já possuem essa parte desgastada, portanto esse tipo de creme dental pode piorar a situação.

  • Dica 6

Tendência a tártaro: Quem tem tendência à formação de cálculo gengival (tártaro) precisa de um creme dental destinado ao combate à placa bacteriana e ao tártaro para escovar os dentes. O primeiro é um acúmulo de bactérias que se forma regularmente nos dentes. A placa é incolor ou apresenta a cor de um amarelo claro. O tártaro já tem um tom mais escuro de amarelo ou até pardo e ocorre a partir da mineralização da placa nos dentes.

Como escovar os dentes corretamente

  • Ter a escova dental que acesse confortavelmente sua arcada dentária e os tecidos gengivais. Portanto, deve ser macia e empunhada com segurança, sem ficar deslizando nas mãos. Em contrapartida, não se deve aplicar muita força para não prejudicar a gengiva e os próprios dentes a longo prazo.
  • Utilizar um creme dental de qualidade e específico pra cada um, com flúor.
  • Não abrir mão do fio dental nas escovações.
  • Consultar seu(a) dentista para obter as instruções adequadas.

Leia também: Bruxismo – Como o dentista pode te ajudar

Responsável técnico

Dra. Héllen Rosalee Sathler Vidal Guedes

Cirurgiã-dentista

CRO-RJ 19567

Siga nossas redes sociais

Get Product Sample & Free Consultation With Our Experts

Maecenas imperdiet ac lacus ac convallis. In urna lorem, pellentesque id sagittis lacinia, vestibulum metus, vitae hendrerit.